logo

Sistemas Compactos de Pintura  

A PPG introduziu três tecnologias destinadas a simplificar o processo tradicional da pintura automotiva. Referido como  Sistema Compacto de Pintura ou Processos  Compactos de Pintura , essas tecnologias geram economias substanciais de capital e custos operacionais diminuindo o consumo de energia e aumentando a eficiência de todo o processo.

Um processo tradicional de pintura automotiva começa com a aplicação de Pré-Tratamento e Eletrodeposição seguido por uma camada de primer. Após a camada de primer é curada, uma camada de acabamento de basecoat e verniz é aplicado e curado. O resultado é um acabamento de pintura brilhante e durável de cinco camadas. Este processo é a norma da indústria, onde a tecnologia pode ser baseada em água, solvente, ou em pó. No entanto, este processo tornou-se um foco de técnicas de brainstorming, porque é caro e demorado. O processo de pintura normal exige mais de 3 horas para ser concluído e consome quantidades consideráveis de materiais de pintura, eletricidade, gás natural e recursos humanos. Uma área de grande avanço para a PPG tem sido o re-design da aplicação do primer.

Ao reestruturar as camadas de pintura, a PPG tem sido pioneira no processo, tanto  de eliminar a necessidade de uma camada de primer ou de diminuir a sua complexidade do processo,  mantendo os benefícios proporcionados pela camada de primer, em ambos métodos se reduz o custo total e o tempo de pintura dos veículos.

Optiprime Waterbone Prime

A PPG  é  lider  global de revestimentos decorativos para a indústria automobilística, fornecendo uma linha completa de produtos como vernizes, esmaltes e primers. Como a  indústria automobilística tem se esforçado para melhorar a sua gestão ambiental, ou seja redução de VOC, a PPG se empenhou em  desenvolver revestimentos que respeitem mais o meio ambiente. Um dos focos tem sido a família de  Waterborne  primers . PPG introduziu recentemente Optiprime® 3 Waterborne Primer com uso em fabricantes automotivos ao redor do mundo.

Primer é uma camada crítica de pintura decorativa de um veículo, pois oferece vários benefícios para o proprietário do veículo, ajudando a deixar a superfície do metal mais lisa, resultando em uma aparência reflexiva  mais atraente. Ele fornece uma camada protetiva reduzindo o impacto de detritos. Finalmente, o primer funciona com as camadas de revestimento acima e abaixo dele para melhorar uma total resistência à corrosão , a adesão e  a durabilidade a longo prazo do  intemperismo

Primers à base de solventes têm sido o padrão da indústria por décadas, também oferecem uma robustes para uma ampla variedade de condições de aplicação e compatibilidades das  camadas de pintura. No entanto, uma  carro sedan  ou caminhão podem levar até um galão de primer, o que significa que 4 a 6 libras de solvente podem ser liberados no ar  durante a aplicação de primer.

No início dos anos 90, os fabricantes começaram a experimentar  os primers OEM Waterborne para reduzir essas conseqüências para o meio ambiente. Os primers Waterborne têm sido usados desde então, com o foco de cumprir os requisitos do cliente e sejam economicamente viáveis.

PPG oferece três classes de primer waterborne - todos sob a marca  Optiprime®. Cada classe usa uma diversidade química formulada para atender às diferentes necessidades dos  fabricantes de automóveis. PPG Optiprime 1® família usa uma alta propriedade química  cross-linking  enquanto a família de Optiprime® 2 usa uma base química de uretano poliéster. Em 2006, a família de Optiprime® 3 PPG foi introduzida, utilizando uma nova propriedade  química de poliéster, com resinas  resistentes e flexíveis com elevado níveis de sólidos anteriormente alcançados apenas por uretanos.  Optiprime® 3 oferece altos sólidos ,  excelente  nivelamento e aparência, e muito boa resistência `a impacto de pedras. Por outro lado, são muito rentáveis, compatíveis com todas as camadas de revestimento oferecido pela  PPG  e disponível em diversas tonalidades.

Waterborne Optiprime® 3 é  resposta da PPG para exigência da indústria automotiva para um  baixo custo, alta performance do produto que está no topo da sua classe em termos ambientais e econômicos.

Sistema B1:B2

PPG Sistema Compacto de Pintura B1:B2, elimina a necessidade do primer  melhorando as propriedades das duas camadas de basecoat que são usadas. Neste sistema, a camada  B1 fornece primer, enchimento ,anti-chip  e propriedades de durabilidade. A camada de B2 fornece a  cor e durabilidade adicional. As camadas  B1 e B2 são aplicadas úmido sobre úmido, sem a necessidade de uma zona de flash off entre as mesmas.

3C1B Sistema de Pintura Pó Compacto

PPG  Sistema compacto de Pintura 3C1B reduz o custo e complexidade, permitindo que o wet-on-wet-on-wet (úmido-úmido-úmido), ou seja, aplicação de  primer, basecoat e verniz, sem qualquer zona de flash-off aquecidas entre elas. Este sistema utiliza camadas de tinta especificamente projetada para permitir que aconteça o  processo compacto, mantendo as exigências  de aparência e desempenho.

P2Zero

O P2Zero ® Sistema Compacto de Pintura  utiliza um novo basecoat em pó, PZB da PPG, combinado com Enviracryl Clearcoat em pó®, para criar uma pintura de acabamento igual em aparência a sistemas líquidos. Isto se consegue através da inovação da PPG com seu “Processo Spindel “  para a fabricação de basecoat de pó metálico. O P2Zero® Sistema Compacto de Pintura  é 100% em pó, mas pode ser adaptado para uso com verniz líquido em uma abordagem híbrida. A função do primer é integrado ao basecoat PZB, reduzindo o tempo, espaço e custo.

Cada um dos processos inovadores de acabamento  da PPG atende aos rigorosos requisitos de qualidade, rendimento e durabilidade de longo prazo do fabricantes de automóveis. A PPG possue Sistemas Compactos de Pinturas que permitem  igualar com qualquer tecnologia de acabamento  utilizadas atualmente nas fábricas de automóveis, B1B2 para água ou solvente, High Solids 3C1B de solvente, e P2Zero® em pó.